Serra da Inveja
O filme é um recorte do espaço-tempo na história da cidade e mostra o cotidiano de mulheres e homens que vivem da pesca no rio Capibaribe, em Recife, Pernambuco. Também são abordados temas como direito à cidade, planejamento urbano, meio ambiente, e a luta das pessoas para manter a tradição da pesca, bem como seus sonhos, e a relação delas com o rio, que é parte fundamental de sua identidade cultural.
Ficha Técnica
Elenco
Dona Lurdes (Maria De Lurdes Rodrigues Galvão)
Leuzinha Cigana (Maria Edileuza Barbosa De Sena Galvão)
Dona Maria (Maria Roseno De Araujo)
Seu Enoque (Enoque Pereira Lucas)
Direção
Bruna Leite
Henrique Lapa
Ioanna Pappou
Produção
Bruna Leite
Henrique Lapa
Ioanna Pappou
Produção de Elenco-Personagem
Bruna Leite
Direção de Produção
Henrique Lapa
Direção de Arte
Ioanna Pappou
Fotografia e Color
Rafael Amorim
Câmera Adicional
Henrique Lapa
Montagem
Rafael Amorim
Som direto
Ravi Moreno
Desenho de Som
Nicolau Domingues
Trilha Sonora
Nicolau Domingues
Pesquisa
Henrique Lapa
Ioanna Pappou
Identidade Visual
Bruno Parmera
Produção Local
Anastácia Alencar
Alimentação
Maria Iza
Consultoria de roteiro
Marília Nepomuceno
Apoio
Jacaré Video
17 minutos | Exu-PE
Bruna Leite - Negra. Órfã. Candomblecista. Mãe de Sebastião. Nascida e criada na cidade do Recife. Graduada no curso de Jornalismo em 2011, é Arteterapeuta em formação. No mercado cinematográfico atua no departamento de direção questionando e instigando a reflexão sobre representatividade nas obras. Participou de importantes filmes do novo cinema pernambucano, como: “AGORA” de Dea Ferraz, “PIEDADE”, do Cláudio Assis, “Divino Amor”, do Gabriel Mascaro, “RIO DOCE” do Fellipe Fernandes, a série de TV para o Canal Brasil: “Lama dos Dias”, o longa-metragem “Fim de Festa” e a série de TV “ Chão de Estrelas” todas do diretor e roteirista, Hilton Lacerda. Luta contra o racismo e machismo no audiovisual, atuando nos movimentos MAPE- Mulheres no Audiovisual Pernambuco e Negritude no Audiovisual em Pernambuco.
SOBRE A DIREÇÃO DO FILME
Henrique Lapa - Trabalhando com cultura e economia criativa desde 2012, é produtor cultural com bastante experiência, especialmente com produção audiovisual. É graduado em Comunicação Social pela UFPE. Ao longo desses 8 anos de mercado realizou festivais culturais, programas de TV, curtas e longas-metragens, como BACURAU.
Ioanna Pappou - Direção / Direção de Arte Cursou Ciências Sociais (UFPE) e Comunicação e Multimeios (PUC-SP). Trabalha como produtora cultural há 10 anos, com foco nas áreas de música e cinema. Na música foi responsável pela pré produção dos shows e produção de estrada dos artistas Tulipa Ruiz (2012 à 2014) e Siba (2017). Com cinema atua na equipe de arte já tendo participado de produções no Recife ("CARANGUEJO REI", dir. Enock Carvalho e Matheus Farias; longa metragem "PROPRIEDADE PRIVADA", dir. Daniel Bandeira; longa metragem "SUJEITO OCULTO", dir. Leo Falcão; longa metragem "RIO DOCE', dir. Felipe Fernandes), Belo Horizonte (série de tv para o Canal Brasil "HIT PAREDE", dir. Marcelo Caetano) e São Paulo (série de tv para o Canal Brasil "NOTURNOS", dir. Caetano Gotardo e Marco Dutra).